Por que não é legal usar produtos de cabelo na barba? - Sobrebarba

Por que não é legal usar produtos de cabelo na barba?

por Samuel Tonin Agosto 23, 2017

Barba e cabelo são bem diferentes. Um produto adequado para o cabelo não vai ter o mesmo resultado na barba e pode até prejudicar a pele do rosto.

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo aqui na Sobrebarba é sobre a diferença entre um shampoo e condicionador convencionais e os feitos especialmente para usar na barba. Afinal, eles servem para lavar e condicionar os fios, certo?

Acontece que barba e cabelo não são a mesma coisa e exigem cuidados bem diferentes. Pra começar, os fios do cabelo são diferentes dos fios da barba, que costumam ser mais grossos e tendem a ficar mais ressecados à medida em que se distanciam da pele do rosto. Eles precisam de uma hidratação mais intensa que, nos cabelos, pode dar um aspecto mais pesado.

Mas uma das principais diferenças está embaixo dos fios: a pele do rosto e o couro cabeludo.

Um shampoo convencional pra cabelo, por exemplo, precisa ter na fórmula alguns tensoativos que são responsáveis por remover a oleosidade do couro cabeludo e manter os cabelos com a sensação de limpeza por mais tempo.

Estes mesmos tensoativos, se usados no rosto, removem uma camada de hidratação importante para a pele. Com o tempo o rosto pode ressecar e descamar. Sabe aquela "caspa" na barba? Na maioria dos casos é a pele do rosto que ressecou demais.

A solução foi desenvolver um Shampoo de Barba sem estes tensoativos típicos de um produto pra cabelo e usando só ingredientes naturais de origem vegetal. Nada de origem animal, nem petrolatos ou parabenos.

A concentração e a emoliência também precisaram ser ajustadas para cuidar melhor da pele e ajudar a restaurar a hidratação perdida pelo ressecamento do rosto. 

Produtos Sobrebarba - somente ingredientes naturais de origem vegetal

Esse é um dos motivos para não termos criado um shampoo 2 em 1, por exemplo. São raros os casos em que a mesma fórmula é igualmente eficaz tanto no cabelo quanto na barba.

Com o Condicionador de Barba o cuidado foi o mesmo. Condicionadores de cabelo normalmente têm componentes que podem irritar o rosto quando em contato direto e diário com a pele. A solução foi criar um condicionador especialmente para a barba, sem silicones nem óleos minerais. No lugar incluímos óleo de coco que é muito mais suave e compatível com a pele.

É assim que são desenvolvidos todos os nossos produtos. Nada de fórmulas já prontas de algum catálogo: tudo realmente criado do zero e testado em barbas de verdade. Não abrimos mão dessa etapa.

Produtos 100% testados em barbudos

Centenas de barbudos já nos ajudaram e foram responsáveis por ajustes importantes antes de cada lançamento. Não é à toa que todo produto Sobrebarba tem o selo "Testado em barbudos". ;D}}

Uma coisa que percebemos nos testes do shampoo e do condicionador, por exemplo, é que algumas barbas podem precisar de mais tempo em contato com os produtos para terem um efeito mais perceptível de imediato.

Por isso, uma dica é lavar a barba com o shampoo e depois aplicar o condicionador logo no início do banho e enxaguá-lo só no final. Esse tempo extra em contato com a barba, além de seguro, pode fazer uma grande diferença!

Daí é só finalizar a hidratação com o Balm ou com o Óleo de Barba.

Se quiser saber mais sobre a função de cada um dos produtos Sobrebarba e conhecer algumas dicas de uso, é só clicar aqui.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

Autor

Barbudo desde 2012 e um dos fundadores da Sobrebarba.



Leia também

Qual o melhor jeito de usar um Óleo de Barba?
Qual o melhor jeito de usar um Óleo de Barba?

por Samuel Tonin Setembro 24, 2017 0 Comentários

Muita gente me pergunta se o óleo de barba serve SÓ pra quem tem barba longa.

A real é que não. O que acontece é que barbas mais longas tendem a ficar mais ressecadas porque os pelos vão se distanciando da hidratação natural da pele.

Mas mesmo quem tem uma barba mais curta pode aproveitar os benefícios de um bom óleo de barba sem deixar a pele engordurada. O lance é você descobrir qual a quantidade certa de óleo para a SUA barba e seguir algumas dicas de aplicação.

Ver artigo completo →

As barbas mais surreais do mundo no World Beard and Mustache Championships
As barbas mais surreais do mundo no World Beard and Mustache Championships

por Samuel Tonin Setembro 05, 2017 0 Comentários

De dois em dois anos, barbudos e entusiastas se reúnem no World Beard and Mustache Championships pra celebrar seus pêlos e ver aqueles mais dedicados desfilarem suas criações em formato de barba, competindo em inúmeras categorias, como bigode, barba parcial e barba completa.

A edição deste ano rolou no último fim de semana em Austin, no Texas, coincidindo com o Dia Mundial da Barba que acontece todo primeiro sábado de Setembro.

Ver artigo completo →

O barbudo que manja tudo de arte contemporânea, botânica e Inhotim
O barbudo que manja tudo de arte contemporânea, botânica e Inhotim

por Samuel Tonin Setembro 03, 2017 0 Comentários

Se tem alguém em Inhotim que pode dizer “quando eu cheguei isso aqui era tudo mato”, esse alguém é o Junio, guia especializado no maior museu a céu aberto da América Latina (e um dos maiores do mundo), localizado em Brumadinho, a cerca de uma hora de Belo Horizonte.

Dos quase 25 anos de Junio, 17 foram passados no bairro onde hoje fica o Instituto Inhotim, aberto ao público em 2006. É dele a Mixtape desta semana!

Ver artigo completo →