Como surgiu o Novembro Azul e por que ele é tão importante? - Sobrebarba

Como surgiu o Novembro Azul e por que ele é tão importante?

por Samuel Tonin Outubro 30, 2017

Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata.

E, pelo terceiro ano seguido, estamos participando da campanha Novembro Azul, juntos com o Instituto Lado a Lado pela Vida, pela conscientização e combate à doença.

Pra muitos este é um problema que pode parecer distante, mas a prevenção começa desde cedo. Quanto mais informação, mais chances você tem de evitar este tipo de câncer e se cuidar.

Mas você sabe como surgiu essa ligação entre Novembro, Câncer de Próstata e o cultivo do bigode?


A origem

O movimento pioneiro nesta causa (e mais famoso no mundo) é o Movember. Ele surgiu em 2003 quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer o bigode de volta já que ninguém mais usava. Então, inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo. Naquele ano 30 amigos se reuniram nessa causa.

Travis e Luke, criadores do Movember

O que eles perceberam é que quando ostentavam o bigodão, muita gente puxava assunto sobre isso. Queriam saber o porquê do bigode. A história foi se espalhando e evoluindo. no ano seguinte eles fundaram então a fundação Movember e todo o dinheiro arrecadado pelos bigodões era destinado ao combate ao câncer de próstata. Uma plataforma online foi criada para que as pessoas postassem fotos da evolução de seus bigodes ao longo do mês de novembro e arrecadar fundos com doações de amigos.

Hoje o Movember está oficialmente presente na Australia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e já arrecadou quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

Depois do Movember, outros movimentos parecidos surgiram no mundo como o No-Shave November em que durante todo o mês de novembro, homens deixam a barba crescer livremente e a grana que seria usada em produtos para barbear é destinada para a entidades de hospitais que combatem o câncer de próstata.


Aqui no Brasil

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o pioneiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil através da campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico e trazer mais informação sobre a doença.

Em 2012, inspirados pelo Movember, o instituto passou a promover durante todo o mês de novembro ações focadas na saúde do homem. Nascia assim o Novembro Azul.

Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados.


Sobrebarba + Novembro Azul

Desde 2015 somos parceiros oficiais do Novembro Azul no Brasil. Ano passado criamos um kit especial Sobrebarba Novembro Azul com tudo o que você precisa pra manter um bigodão de respeito e ainda dar uma força na campanha.

Kit Sobrebarba Novembro Azul

O Kit vem com cera de bigode e pente de bolso. O lucro das vendas desse kit vai ser repassado integralmente para a campanha de Combate ao Câncer de Próstata.

Ao longo de todo o mês de novembro, fique ligado também aqui no Blog e no nosso Instagram, Facebook e Twitter. Vão ter várias dicas, entrevistas e mais informações sobre o tema.

Prevenção e informação são o melhor remédio.





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →

Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos
Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos

por Samuel Tonin Novembro 07, 2017 0 Comentários

Quando começamos a cultivar uma barba é bem comum ser pressionado por amigos, parentes ou colegas de trabalho pra raspar esses pelos da cara, como se deixar a barba crescer fosse sinônimo de falta de cuidado. O estereótipo do barbudo sujo e desleixado tem a sua razão de existir. Se você simplesmente deixar a barba crescer, sem os cuidados certos, ela pode ficar ressecada, e sem forma.

Ver artigo completo →