Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos - Sobrebarba

Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos

por Samuel Tonin Novembro 07, 2017

Cultivar uma barba é muito mais do que simplesmente deixá-la crescer no rosto. É um compromisso a logo prazo que requer cuidados diários, dedicação e uma boa dose de paciência.

Isso sem contar todas as vezes que você pode ser pressionado por amigos, parentes ou colegas de trabalho pra raspar esses pelos da cara, como se deixar a barba crescer fosse sinônimo de falta de cuidado.

Só que esse estereótipo do barbudo sujo e desleixado é até compreensível e tem a sua razão de existir. Realmente, se você simplesmente deixar a barba crescer sem os cuidados certos, ela vai ficar ressecada, sem forma e desgrenhada. Ela pode arranhar e incomodar. Mas estamos aqui pra quebrar esse preconceito e ostentar a barba com orgulho, certo?

Não importa se ela é mais cheia, curta, longa, lisa ou encaracolada, a sua barba é única e merece ser bem cuidada desde o início.

E cuidar da sua barba corretamente faz com que você não só fique mais bem apresentável mas, principalmente, faz com que se sinta melhor consigo mesmo, mais seguro e confiante, e isso reflete em todos que estão à sua volta.


Conhecendo bem os fios

A barba é naturalmente mais áspera que o cabelo. Até o formato dos pelos é diferente. Os fios do cabelo são mais cilíndricos enquanto os fios da barba são mais achatados.

Por isso acontece de algumas barbas serem menos lisas (ou mais enroladas) que os cabelos. Isso é uma característica do próprio formato do fio.

Eu sinceramente não acredito em um tipo de barba mais bonito ou melhor que o outro. Cada barba é única e precisa ser bem cuidada. Com isso na cabeça, você só precisa de 3 passos pra cultivar uma barba bonitona, à prova de qualquer preconceito.


Tudo começa no chuveiro

Independentemente de como seja a sua barba, o primeiro passo é o mesmo: limpeza.

Lavando a barba

Muito se fala sobre a frequência certa de se lavar o rosto com barba. Existe uma corrente que fala sobre não lavar todos os dias. Até um tempo atrás eles estavam certos porque realmente lavar o rosto diariamente com sabonete ou shampoos convencionais de cabelo vai fazer com que a sua barba cresça ressecada. Isso porque eles têm tensoativos que removem não só as impurezas, mas também a hidratação natural da pele.

Um shampoo de barba DE VERDADE não tem estes tensoativos comuns a outros produtos e pode ser usado todos os dias com segurança.

Shampoo de Barba Sobrebarba

Essa foi uma grande preocupação quando criamos do zero a nossa formulação. Muitos testes foram feitos até chegarmos em uma fórmula que não só limpasse os fios da barba, mas que também cuidasse da pele do rosto embaixo deles. E isso é a base para uma barba crescer mais saudável e sem ressecar facilmente.


A hidratação nossa de cada dia

Ter uma alimentação saudável e beber bastante água é essencial para a saúde dos fios, é fato. Mas o rosto também está exposto a elementos que podem deixar a barba mais ressecada, como o vento, ar condicionado, sol. Além disso, quanto mais longa a barba, mais distante ela fica da hidratação natural da pele.

Por isso é importante manter os fios protegidos e hidratados desde o início, seja com um Balm ou Óleo de Barba.

O Balm Sobrebarba é indicado pra quem está com a barba mais curta ou costuma raspar partes do rosto com frequência. Ele é feito com extrato de algas marinhas e aloe vera que refrescam e acalmam a pele e também com óleo de melaleuca que evita coceira e irritação típicas do início do cultivo. Por isso ele é usado inclusive como um excelente pós-barba já que tem também propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Já o Óleo de Barba é feito de uma combinação de óleos como o Óleo de jojoba, Semente de Uva, Castanha do Pará e Argan, na proporção exata pra que ele forme uma camada protetora que evita o ressecamento e deixe os pelos realmente hidratados, brilhantes, e sem a sensação de estarem engordurados.

Óleo de Barba Sobrebarba

Tanto o Balm quanto o Óleo devem ser usados logo após a limpeza com o Shampoo.


Aparar pra crescer bonito

Como cada fio cresce numa velocidade diferente é importante ela ser aparada com frequência pra manter a forma. Isso evita aquele aspecto desleixado ou desgrenhado.

Neste outro post aqui dou mais detalhes sobre a importância de manter a barba sempre aparada, principalmente se você quiser deixá-la maior!

Essa é uma rotina simples e rápida que vale a pena seguir. São cuidados diários mas muito simples e rápidos que vão manter a sua barba sempre bem apresentável, não importa o tamanho.

E você? Tem mais algumas dicas pra quem quer manter a barba sempre bonitona? Divide aí com a gente nos comentários. 👇

Barbudo com gatinho amaciando a barba





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →

Câncer de próstata é hereditário?
Câncer de próstata é hereditário?

por Daniel Tambarotti Novembro 01, 2017 0 Comentários

Vários fatores podem ser responsáveis pelo câncer de próstata, e a hereditariedade é um deles — principalmente se houver dois ou mais parentes de primeiro grau portadores da doença, e se esta for descoberta antes de seus 60 anos de idade.

Conheça os casos mais comuns em que o câncer de próstata pode ser considerado hereditário.

Ver artigo completo →