Barba e secador de cabelo combinam? - Sobrebarba

Barba e secador de cabelo combinam?

por Samuel Tonin Outubro 14, 2017

O primeiro passo pra se ter uma barba mais macia e saudável é mantê-la sempre limpa usando um shampoo de barba específico para o rosto. Mas se você errar a mão na hora de secar, ela pode acabar danificada e até com pontas duplas. 

Toalha ou secador? Tem um jeito certo pra cada um deles.

Tanto a toalha quanto o secador são válidos e têm suas vantagens. Mas antes de sair ligando o secador na tomada, comece com a boa e velha toalha.

Aqui vão algumas dicas importantes pra algo tão corriqueiro quanto secar o rosto: evite esfregar a toalha com muita força. O atrito forte entre os pelos e a toalha pode danificar os fios e isso certamente vai fazer sua barba parecer mais desgrenhada. O lance é passar a toalha com calma, no sentido dos fios.

Secando a barba com uma toalha

No final ela deve ficar levemente úmida. Este é o ponto ideal pra hidratá-la com um Balm ou Óleo.

Muita gente para por aí e tudo bem, mas muitos barbudões preferem terminar de secar a barba com um secador de cabelo.

Confesso que a primeira vez que vi isso achei estranho. Poxa, um vento quente na cara não pode ser lá muito saudável pra barba... Por isso falei com alguns barbeiros de confiança e aprendi que o secador pode ser legal, sim, principalmente para barbas mais longas. Ele até ajuda a controlar melhor o volume. Mas precisa ter cuidado! A dica mais importante que ouvi de todos eles foi: use o secador em uma temperatura baixa!

O ar quente danifica os fios e vai deixá-los ainda mais ressecados, frágeis e quebradiços.

Uma boa técnica é passar um pouco de Balm antes do secador. Isso vai proteger melhor os fios do ressecamento e ajudar na hidratação.

Enquanto seca a barba, apontando o vento no sentido dos fios, de cima pra baixo, você pode usar um pente de madeira ou uma escova de cerdas duras pra alinhar os fios e controlar melhor o volume.

Pra arrematar, você ainda pode aplicar algumas gotas de óleo de barba, passando os dedos da raiz até as pontas no sentido dos fios. O óleo vai criar um filme protetor sobre os fios e evitar que eles ressequem ao longo do dia, dando mais brilho e maciez.

Você tem alguma outra técnica que funciona bem pra você? Divide aí com a gente nos comentários!





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →

Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos
Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos

por Samuel Tonin Novembro 07, 2017 0 Comentários

Quando começamos a cultivar uma barba é bem comum ser pressionado por amigos, parentes ou colegas de trabalho pra raspar esses pelos da cara, como se deixar a barba crescer fosse sinônimo de falta de cuidado. O estereótipo do barbudo sujo e desleixado tem a sua razão de existir. Se você simplesmente deixar a barba crescer, sem os cuidados certos, ela pode ficar ressecada, e sem forma.

Ver artigo completo →