O Rock do Noel - Sobrebarba

O Rock do Noel

por Samuel Tonin Dezembro 24, 2015

Quem vê Papai Noel Vitor Sanches pelos Shoppings em São Paulo anotando os pedidos da criançada não imagina que, debaixo daquela barba branca, tem um corpo 94% tatuado e piercing nos dois mamilos. Um Papai Noel 100% Rock&Roll.



“As crianças nem imaginam que eu tenha tatuagem. Até porque papai Noel nenhum no Brasil costuma ser tatuado”.

Ele tem um braço inteiro com temas natalinos: árvore de Natal, duendes, a Estrela de Davi… E levou cinco anos para o Vitor fechar o corpo — em média, fazia de 2 a 3 tatuagens por dia, com sessões de até 7 horas em dois estúdios diferentes no mesmo dia.

“Sou um gibi, uma história em quadrinhos ambulante, uma pessoa que não é nem branca nem negra apenas colorida.”



Muitos dos desenhos são de autoria dele mesmo, que já trabalhou como diretor de arte.

“Quando comecei a me tatuar, peguei gosto e deu certo pra mim, porque eu também trabalho como convidado de convenções de tatuagem… O pessoal vem, tira foto, dou entrevistas…”

A porção modelo de seu currículo começou quando um amigo fotógrafo fez umas fotos despretensiosas. Apresentou os retratos a um cliente, os caras gostaram, e, desde então, Vitor já fez campanha publicitária vestido de pirata, mago, motoqueiro…



Há 16 anos que, entre novembro e dezembro, roda os shoppings de São Paulo fazendo a alegria dos pequenos por até 8 horas por dia! E ainda sobre energia pra gravar um quadro natalino para um programa infantil do SBT, que faz há seis anos.

Já o barbão está no rosto há mais tempo que tudo isso, desde que ele deixou o Exército. “Na época era muito comum, então fui deixando crescer. Hoje é meu ganha-pão.”

Em São Caetano do Sul (SP), onde mora, já fez parte de clube de moto e, nos outros meses do ano, o Papai Noel, que também é artista plástico, dá aulas de pintura e de escultura em seu ateliê.

É ali que ouve os clássicos do rock dos anos 60 até a década de 80 pra se inspirar. “Sou da época do AC/DC, dos Beatles, do Raul Seixas… Tenho tudo do Raul. Inclusive o conheci pessoalmente.”

E é deste Papai Noel gente fina e todo rabiscado a nossa Mixtape especial de Natal, com muito rock!

Aperta o play e ataca a rabanada!

[ Assine e ouça a Mixtape também no Spotify ]



Fotos: Eugênio Marquezini



Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →

Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos
Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos

por Samuel Tonin Novembro 07, 2017 0 Comentários

Quando começamos a cultivar uma barba é bem comum ser pressionado por amigos, parentes ou colegas de trabalho pra raspar esses pelos da cara, como se deixar a barba crescer fosse sinônimo de falta de cuidado. O estereótipo do barbudo sujo e desleixado tem a sua razão de existir. Se você simplesmente deixar a barba crescer, sem os cuidados certos, ela pode ficar ressecada, e sem forma.

Ver artigo completo →