Respeite um carro a menos. - Sobrebarba

Respeite um carro a menos.

por Samuel Tonin Setembro 19, 2015

Em poucos minutos de conversa, já dá pra sacar que o músico Carlos Sales, o “Carlão”, é um cara empolgado. 

Pela música que faz, pelos cuidados que tem tido com o barbão, e, sobretudo, por seu projeto Respeite um Carro a Menos, marca de placas decorativas para bike que faz todo mundo pelo caminho refletir sobre educação no trânsito e mobilidade urbana - a gente aqui do Sobrebarba é 100% apoiador dessa causa ;D}}.

Carlão conta que pedala desde moleque, mas só mais velho foi experimentar a magrela na cidade, transformando-a rapidamente em seu principal meio de transporte.

A ideia do “Respeite”, portanto, veio de forma natural: começou há mais ou menos 3 anos depois que sua mulher prendeu, informalmente, uma plaquinha com a frase na bicicleta dela e da própria mãe.

O “slogan” fez sucesso, e, junto com alguns outros parentes, Carlão lançou o site e a campanha. Mas o “estopim” para transformar a ideia num negócio veio quando um taxista parado no engarrafamento sugeriu: “Quer trocar comigo?”

“A aceitação era muito boa, inclusive com os motoristas de carro. A plaquinha tem o intuito de pedir paciência no trânsito. O ‘Respeite um Carro a Menos’ meio que diz ‘calma que poderia ser pior’. É quase um aviso”, conta.

Hoje já são mais de 10 mil unidades rodando pelo Brasil, de Roraima a Porto Alegre, passando por São Paulo e, é claro, Rio de Janeiro.



Carlão diz que resolve tudo de bike, do mercado ao cinema à noite. “Me programo para chegar um pouco antes dos compromissos e parar de suar…”

A única exceção é quando precisa transportar sua bateria. 

É que, além do trabalho autoral, ele acompanha na batera outros caras, como Arnaldo Brandão e Mauricio Baia. Com este último, aliás, toca há 10 anos e sobe novamente ao palco do Rock in Rio no próximo dia 25.



“Acho muito difícil me rotular. Meu som é uma MPB pop, músicas mais tranquilas, mas bem pop mesmo, não tem nada a ver com Chico Buarque, por exemplo”, define o músico, que está gravando seu segundo trabalho e deve lançá-lo no ano que vem.

Sobre a Mixtape que ele preparou para nós, diz ter dado moral pra sua galera: Luis Carlinhos, Rubel, Dadi, Momo, Baia…

“Eles me acompanham nas viagens que eu faço, na corrida na praia, estão sempre tocando no meu fone… Escuto muita música.”



É isso: pegue sua bike, coloque o fone e curta a brisa no rosto!

[ Assine e ouça a Mixtape também no Spotify ]





Samuel Tonin
Samuel Tonin

^

Publicitário, ciclista, gamer e aspirante a baixista nas horas vagas. Fundador da Sobrebarba.



Leia também

Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol
Um estudo mediu o quanto a barba realmente protege do sol

por Samuel Tonin Novembro 15, 2017 0 Comentários

Que a barba pode proteger o rosto contra os raios solares, isso muita gente já sabe. Há até quem diga que a barba é um protetor solar natural. Mas qual é esse fator de proteção? O quanto realmente a barba protege dos raios UV?

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, bolaram um jeito de medir isso.

Ver artigo completo →

O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple
O hacker barbudo que inspirou Steve Jobs a fundar a Apple

por Flavia Martin Novembro 10, 2017 0 Comentários

John Draper, também conhecido como "Captain Crunch", é um dos mais importantes hackers do mundo e está no Brasil para participar do Roadsec, festival sobre a cultura hacker que acontece neste sábado, dia 11, em São Paulo.

E ele trocou uma idéia com a gente sobre hacking, privacidade nas redes sociais, ética, inteligência artificial e, claro, sobre barba. ;D}}

Ver artigo completo →

Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos
Como deixar a barba macia, saudável e livre de preconceitos

por Samuel Tonin Novembro 07, 2017 0 Comentários

Quando começamos a cultivar uma barba é bem comum ser pressionado por amigos, parentes ou colegas de trabalho pra raspar esses pelos da cara, como se deixar a barba crescer fosse sinônimo de falta de cuidado. O estereótipo do barbudo sujo e desleixado tem a sua razão de existir. Se você simplesmente deixar a barba crescer, sem os cuidados certos, ela pode ficar ressecada, e sem forma.

Ver artigo completo →